No mês de agosto a JH Arqueologia e a ARQUEL realizaram em conjunto o trabalho de Avaliação de Impacto Arqueológico no município de Maravilha no estado de Santa Catariana. O trabalho é parte integrante de um Projeto de Licenciamento Ambiental.
A pesquisa arqueológica foi realizada em três etapas precedidas de um vasto rastreamento bibliográfico sobre a história e arqueologia da região, identificando o potencial arqueológico da área em estudo.
Em campo o trabalho foi orientando pela arqueologia espacial com a realização de estudos da paisagem através de linhas de caminhamento para estudos de superfície, nesse momento a equipe se dedicou a explora a paisagens suas variações e as rugosidades causadas pelo impacto humano. Por se tratar de uma área de pedreira o impacto na paisagem é muito grande.
A área explorada, que fica as margens do Rio Iracema exigiu da equipe técnicas de exploração. Próxima a Área de Intervenção Direta está localizada a Caverna Maravilha, um importante atrativo natural aos exploradores mais radicais por apresentar um desafio de alto nível devido a dificuldade de acesso e as corredeiras do Iracema.
Em um segundo momento foram feitos estudos de subsuperfífie através de cortes estratigráficos distanciados de forma equidistante a fim de possibilitar uma amostragem geral de todos os quadrantes da área de supressão vegetal. Os poços testes variavam em profundidade conforme as características do solo.
Por fim, o estudo de campo envolveu as duas equipes em uma proposta interdisciplinar e com variações metodológicas que ampliam o escopo de conhecimento em meio a natureza e a Paisagem Cultural.