Cultura, Educação e Ensino de História para o combate ao Racismo: Narrativas da Lei 10.639/03
O livro "Cultura, educação e ensino de história para o combate ao racismo: narrativas sobre a Lei 10.639/03" do autor João Heitor Silva Macedo é resultado de sua pesquisa de doutorado defendida na UFSM. O foco da pesquisa gira em torno do ensino de história e o combate ao racismo. A pesquisa de tipo narrativa, de abordagem metodológica pesquisa qualitativa, tendo como procedimento bibliográfico e documental. A problemática da pesquisa dialoga com uma reinterpretação epistemológica do ensino de História, com o objetivo de combater o racismo e, desta forma, a produção de contradições sociais e a necessidade reelaborar a forma de ensinar e aprender justificam uma abordagem que usará como pano de fundo o campo da pesquisa (auto)biográfica por reconhecer nele o espaço adequado e plural na elaboração da tese e de reinterpretações no campo teórico e epistemológico.
O autor destaca que a narrativa do educador negro estará impregnada pelo peso histórico de sua vida e de seus antepassados.
Já no caso do educador não negro, o convite é para que ele também problematize, dando ao conteúdo “o sentido de abordagem crítica, exercitado com os educandos a alteridade. A leitura desta obra instiga a pensar e propor novas alternativas no ensino da História, do combate ao racismo, através de uma Educação das Relações Étnico-raciais, propostas pela Lei 10.639/03.
Sobre o autor
É Historiador, Arqueólogo e Produtor Cultural.
João Heitor possui Doutorado em História pelo PPGH da UFSM (2018) e Mestrado em História, área de concentração Arqueologia , pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) . Foi professor do Magistério público estadual do Rio Grande do Sul, foi professor substituto na UNIPAMPA - São Borja, atuando nos cursos de Ciências Humanas, Ciência Política e Direito. Atuou como Coordenador Pedagógico na 4ª CRE em Caxias do Sul, participou do Núcleo de Educação Indígena da SEDUC/RS, foi professor da Faculdade da Serra Gaúcha em Caxias do Sul, atuando nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Atuou também como professor em pós graduações. Foi Coordenador do Núcleo de Produção Científico Digital da Faculdade da Serra Gaúcha. É Diretor do Museu Comunitário Treze de Maio em Santa Maria, o qual também é co-fundador. Foi Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria, foi Coordenador do Sistema Municipal de Museus e membro do Conselho de Cultura de Caxias do Sul. Tem trabalhos publicados nas áreas de arqueologia, história, direito, administração, patrimônio e educação.
Direitos Reservados