JH Arqueologia e Gestão de Projetos: Preservando o patrimônio histórico-cultural e promovendo a educação antirracista

A JH Arqueologia e Gestão de Projetos é uma empresa especializada em serviços de arqueologia e educação que oferece uma variedade de palestras sobre temas relacionados à Educação Antirracista (Lei 10.639/03), Arqueologia e Patrimônio Cultural, incluindo as seguintes palestras:


  • Educação para as Relações étnico-raciais;
  • Educação Antirracista;
  • Cultura, Educação e Ensino de História para o Combate ao Racismo;
  • Museologia Social;
  • Ensino de História e BNCC;
  • Introdução à Arqueologia;
  • Pedagogia de Projetos.


A empresa também oferece outros serviços, como consultoria, assessoria e treinamentos. 

Segue abaixo relação de palestras disponíveis:

PALESTRA
Educação para as Relações Étnico-Raciais

Carga horária: 3h

Problematizar a realidade social de negras e negros no Brasil, nos últimos 40 anos e como essa história narrada é atravessada por outras narrativas, pela cultura, educação e o ensino. 


Identificando na História da Educação no Brasil como ocorreu o processo de criação da Lei 10.639/03 seus referenciais teóricos e como os referenciais teóricos de ancestralidade africana contribuem para um debate crítico acerca do tema. 

O tema dialoga com uma reinterpretação epistemológica do ensino histórico pautado pela pesquisa (auto)biográfica com o objetivo de combater o racismo.

PALESTRA
Referênciais Teóricos para o Ensino de Humanidades

Carga horária: 3h

A palestra abordará as várias escolas teórico-filosóficas que contribuem para o ensino de Humanidades desde o historicismo até as Teorias da complexidade fazendo uma relação com o ensino de história na atualidade e como estes se refletem em práticas pedagógicas transformadoras em sala de aula.

A palestra transita de forma interdisciplinar pelas teorias do conhecimento que permitem uma constração pedagógica dialógica e critica dos conteúdos, abordando desde o conhecimento tradicioanal moderno/racional até as novas teorias científicas da complexidade sistêmica.

PALESTRA
Teorias Africanas e Educação

Carga horária: 3h

A palestra aborda a aplicação da Lei 10.639/03 e nas Diretrizes curriculares para a

Educação das Relações étinico Raciais

trazendo para o debate os principais referenciais teóricos do Pensamento e da Filosofia Africana. O método de ensino usará a abordagem Decolonial e de referencial africano para o entendimento das práticas pedagógicas possíveis em sala de aula abordando autores como Joseph Ki-Zerbo, Achille Mbembe, Amílcar Cabral entre outros.

PALESTRA
Educação Patrimonial, Cultura e identidade na educação

Carga horária: 3h

A palestra fornece referenciais teóricos para que o aluno seja capaz de identificar e contribuir para a identificação do patrimônio material e imaterial da região a partir de referenciais históricos, arqueológicos, museológicos de forma a contribuir para a construção de uma identidade coletiva e usá-la em sala de aula.

A palestra pautar-se-á pela dinâmica interdisciplinar dialógico expositiva do conhecimento através do estudo bibliográfico debatido sobre a história local e as interfaces do processo de construção identitária da região considerando o pluriversalismo de fontes, a memória coletiva, os espaços de memória, saberes e fazeres da comunidade, e sobretudo as narrativas que constituem o Patrimônio singular e único da região.

PALESTRA
Educação Popular

Carga horária: 3h

O curso apresentará um histórico da educação popular no Brasil desde o início do século XX desde Anysio Teixeira até os dias atuais passando por Paulo Freire e Darcy Ribeiro. A proposta abordará referenciais teórico e metodológicos para a sala de aula e a realidade diversa da realidqadade brasileira. A metodologia apresentará e problematizará questões que atravessam o currículo escolar e trará estudos de caso do sistema educacional brasileiro.

PALESTRA
Pedagogia de Projetos

Carga horária: 3h

O curso apresenta os conceitos de Ciência, Pesquisa e Projeto e  Concepções de educação escolar com projetos. 


Pedagogia de projetos:

  • Estrutura e planejamento. 
  • Os projetos dentro do currículo da Educação Básica.
  • Características de um projeto. 
  • A integração das disciplinas em um projeto. 
  • Análise de projetos elaborados e desenvolvidos em escolas de Educação Básica. Projetos na BNCC.

PALESTRA
Bases Teóricas da BNCC

Carga horária: 3h

O eixo principal desse curso é entender os princípios teóricos que fundamentaram a BNCC e como estes dialogam com nossa realidade, passando pela origem do pensamento iluminista até os grandes pensadores da educação e suas interfaces com o currículo no Brasil.

PALESTRA
Introdução a Arqueologia em Sala de aula

Carga horária: 2h

Introdução às Ciências sociais antropologia e Arqueologia. 


  • O arqueólogo no imaginário popular ou o que a Arqueologia não é; 
  • Da Arqueologia folclórica à Arqueologia científica; 
  • A necessidade da Arqueologia na sociedade; 
  • Objetos e o objeto da Arqueologia;
  • Trabalhos de campo em Arqueologia.


PALESTRA
Como chegamos aqui? A presença Negra no Rio Grande do Sul

Carga horária: 1h

A palestra em uma perspectiva  Decolonial aborda antecedentes históricos da preseça africana no território do estado do Rio Grande do Sul desde o processo colonial, fazendo as interfaces necessárias e inserindo a presença da população negra em vários etapas da história do Rio Grande do Sul, percebendo negras e negros como elementos fundamentais na constiuição da sociedade sul-riograndense.

PALESTRA
A História Silenciada: Quilombos e Clubes Sociais Negros

Carga horária: 1h

A palestra traz uma abordagem história da presença negra na história do Rio Grande do Sul apresentando como fonte de pesquisa a história e a presença das comunidades quilombolas e dos clubes socoais negros em território gaúcho, descrevendo como estes construiram e constróem suas identidades,  fortalecendo sua acencestralidade e seu pertencimento. A memória, o patrimônio e a identidade são tratados como fontes para uma Educação para as Relações Étnico-Raciais.