JH Arqueologia e Gestão de Projetos: Preservando o patrimônio histórico-cultural e promovendo a educação antirracista
A JH Arqueologia e Gestão de Projetos é uma empresa especializada em serviços de arqueologia e educação que oferece uma variedade de palestras sobre temas relacionados à Educação Antirracista (Lei 10.639/03), Arqueologia e Patrimônio Cultural, incluindo as seguintes palestras:
- Educação para as Relações étnico-raciais;
- Educação Antirracista;
- Cultura, Educação e Ensino de História para o Combate ao Racismo;
- Museologia Social;
- Ensino de História e BNCC;
- Introdução à Arqueologia;
- Pedagogia de Projetos.
A empresa também oferece outros serviços, como consultoria, assessoria e treinamentos.
Segue abaixo relação de palestras disponíveis:
PALESTRA
Educação para as Relações
Étnico-Raciais
Carga horária: 3h
Problematizar a realidade social de negras e negros no Brasil, nos últimos 40 anos e como essa história narrada é atravessada por outras narrativas, pela cultura, educação e o ensino.
Identificando na História da Educação no Brasil como ocorreu o processo de criação da Lei 10.639/03 seus referenciais teóricos e como os referenciais teóricos de ancestralidade africana contribuem para um debate crítico acerca do tema.
O tema dialoga com uma reinterpretação epistemológica do ensino histórico pautado pela pesquisa (auto)biográfica com o objetivo de combater o racismo.
PALESTRA
Referênciais Teóricos para o Ensino de Humanidades
Carga horária: 3h
A palestra abordará as várias escolas teórico-filosóficas que contribuem para o ensino de Humanidades desde o historicismo até as Teorias da complexidade fazendo uma relação com o ensino de história na atualidade e como estes se refletem em práticas pedagógicas transformadoras em sala de aula.
A palestra transita de forma interdisciplinar pelas teorias do conhecimento que permitem uma constração pedagógica dialógica e critica dos conteúdos, abordando desde o conhecimento tradicioanal moderno/racional até as novas teorias científicas da complexidade sistêmica.
PALESTRA
Teorias Africanas e Educação
Carga horária: 3h
A palestra aborda a aplicação da Lei 10.639/03 e nas Diretrizes curriculares para a
Educação das Relações étinico Raciais
trazendo para o debate os principais referenciais teóricos do Pensamento e da Filosofia Africana. O método de ensino usará a abordagem Decolonial e de referencial africano para o entendimento das práticas pedagógicas possíveis em sala de aula abordando autores como Joseph Ki-Zerbo, Achille Mbembe, Amílcar Cabral entre outros.
PALESTRA
Educação Patrimonial,
Cultura e identidade na
educação
Carga horária: 3h
A palestra fornece referenciais teóricos para que o aluno seja capaz de identificar e contribuir para a identificação do patrimônio material e imaterial da região a partir de referenciais históricos, arqueológicos, museológicos de forma a contribuir para a construção de uma identidade coletiva e usá-la em sala de aula.
A palestra pautar-se-á pela dinâmica interdisciplinar dialógico expositiva do conhecimento através do estudo bibliográfico debatido sobre a história local e as interfaces do processo de construção identitária da região considerando o pluriversalismo de fontes, a memória coletiva, os espaços de memória, saberes e fazeres da comunidade, e sobretudo as narrativas que constituem o Patrimônio singular e único da região.
PALESTRA
Educação Popular
Carga horária: 3h
O curso apresentará um histórico da educação popular no Brasil desde o início do século XX desde Anysio Teixeira até os dias atuais passando por Paulo Freire e Darcy Ribeiro. A proposta abordará referenciais teórico e metodológicos para a sala de aula e a realidade diversa da realidqadade brasileira. A metodologia apresentará e problematizará questões que atravessam o currículo escolar e trará estudos de caso do sistema educacional brasileiro.
PALESTRA
Pedagogia de Projetos
Carga horária: 3h
O curso apresenta os conceitos de Ciência, Pesquisa e Projeto e Concepções de educação escolar com projetos.
Pedagogia de projetos:
- Estrutura e planejamento.
- Os projetos dentro do currículo da Educação Básica.
- Características de um projeto.
- A integração das disciplinas em um projeto.
- Análise de projetos elaborados e desenvolvidos em escolas de Educação Básica. Projetos na BNCC.
PALESTRA
Bases Teóricas da BNCC
Carga horária: 3h
O eixo principal desse curso é entender os princípios teóricos que fundamentaram a BNCC e como estes dialogam com nossa realidade, passando pela origem do pensamento iluminista até os grandes pensadores da educação e suas interfaces com o currículo no Brasil.
PALESTRA
Introdução a Arqueologia
em Sala de aula
Carga horária: 2h
Introdução às Ciências sociais antropologia e Arqueologia.
- O arqueólogo no imaginário popular ou o que a Arqueologia não é;
- Da Arqueologia folclórica à Arqueologia científica;
- A necessidade da Arqueologia na sociedade;
- Objetos e o objeto da Arqueologia;
- Trabalhos de campo em Arqueologia.
PALESTRA
Como chegamos aqui? A presença Negra no Rio Grande do Sul
Carga horária: 1h
A palestra em uma perspectiva Decolonial aborda antecedentes históricos da preseça africana no território do estado do Rio Grande do Sul desde o processo colonial, fazendo as interfaces necessárias e inserindo a presença da população negra em vários etapas da história do Rio Grande do Sul, percebendo negras e negros como elementos fundamentais na constiuição da sociedade sul-riograndense.
PALESTRA
A História Silenciada: Quilombos e Clubes Sociais Negros
Carga horária: 1h
A palestra traz uma abordagem história da presença negra na história do Rio Grande do Sul apresentando como fonte de pesquisa a história e a presença das comunidades quilombolas e dos clubes socoais negros em território gaúcho, descrevendo como estes construiram e constróem suas identidades, fortalecendo sua acencestralidade e seu pertencimento. A memória, o patrimônio e a identidade são tratados como fontes para uma Educação para as Relações Étnico-Raciais.